07 July, 2020

Saponificação... o que é?

Quando falamos num estilo de vida saudável, o nosso primeiro pensamento leva-nos ao tipo de alimentação que seguimos, aos produtos que ingerimos e que procuramos que sejam o mais naturais possível. Mas nós não somos apenas aquilo que comemos, somos também aquilo que aplicamos na nossa pele, somos os produtos de higiene que usamos. Um produto que usamos diariamente, deveria ser escolhido com bastante rigor. Quando vamos a um supermercado, não perdemos tempo a olhar para a tabela de ingredientes de um artigo de higiene, até porque nem percebemos a maioria dos que constam nessa lista. Vamos falar mais concretamente nos sabonetes...

Um sabonete convencional é fabricado tendo como objectivo baixo custo, conservação e durabilidade. Para que tal aconteça, o sabonete é constituído por gordura animal, à qual são acrescentados conservantes (parabenos, dos quais já falei aqui), corantes e fragrâncias artificiais. Em vez de hidratar, terá precisamente o efeito contrário, devido à ausência de glicerina, aumentado a probabilidade de surgirem problemas dermatológicos.

Ainda nos supermercados, podemos encontrar os sabonetes com base de glicerina. Estes sabonetes são uma boa opção, devido ao seu poder hidratante. No entanto, os sabonetes glicerinados de supermercado contêm um grande número de fragrâncias, conservantes e corantes sintéticos. Muitos contém também óleo de palma (impacto ambiental). Caso quiserem fazer sabonete em casa, com base de glicerina, procurem o mais natural possível, sem lauril (responsável por inúmeras reacções alérgicas).

Em ambos os casos, as gorduras presentes são submetidas a altas temperaturas, alterando as suas propriedades.

Por fim, para além dos sabonetes com base de glicerina feitos de forma natural e artesanal, temos a saponificação, ou seja, reacção química entre uma gordura e soda cáustica, dando origem a sabão e glicerina. A saponificação é um processo a frio, onde a propriedade dos óleos se mantém intacta, uma vez que não são submetidos a altas temperaturas. Na sua produção, para além dos óleos essenciais (benéficos quer fisica, como psicologicamente), são adicionados gorduras vegetais (boas gorduras), corantes (carvão vegetal, beterraba, curcuma, etc) conservantes naturais (vitamina E).


As vantagens no uso de sabonete natural são muitas. Para além dos benefícios que trazem para a saúde:

♥ são muito mais ecológicos. São elaborados artesanalmente e, na maioria das vezes, vendidos a granel ou em embalagens de papel. Muitas marcas usam até papel que aproveitam de outras embalagens. Podemos escolher marcas portugueses, ajudando artesãos nacionais e diminuindo as emissões de CO2 no transporte dos sabonetes. São, também, cruelty free!

como são constituídos por produtos naturais, podem ser usados por todo o tipo de peles. No entanto, já existe uma enorme variedade de sabonetes, champôs e amaciadores, podendo ser escolhidos conforme o tipo de pele e de cabelo de cada um.

Existe uma variedade imensa de marcas no mercado (MindtheTrash, Saponina, UniiBio, Biovó, Poção Mágica, entre outros). 

No comments:

Post a Comment