16 July, 2020

A arte de bem lavar... a louça!

Existe o mito de que lavar a louça à mão é a opção mais ecológica, quando comparada com a máquina de lavar. Não é de todo verdade, se formos analisar a quantidade de água gasta, que é inferior na máquina, (mas atenção, a máquina convém estar completa, senão não compensa!) e os gastos de energia (os esquentadores gastam bem mais!). É também importante ter em conta a pré-lavagem. Será mesmo necessária? Se a louça for correctamente colocada na máquina, ela faz o trabalho necessário para remover qualquer sujidade, sendo apenas importante retirar os restos de comida, pois esses sim entopem o filtro. Para isso, basta raspar com um talher.

Numa lavagem mais ecológica, temos também de olhar para o detergente usado. Sabemos que os detergentes fabricados pelas marcas mais conhecidas estão carregados de químicos (amónia, fragrâncias, formaldeído, etc), que são tóxicos não apenas para nós, como também para a vida marinha, uma vez que não se consegue eliminar grande parte dos tóxicos no tratamento das águas. Para além disso, os detergentes vêm em embalagens de plástico que, após uma única utilização, são deitados fora, na melhor das hipóteses reciclados, mas sabemos que reciclagem não é sempre a melhor opção, uma vez que grande parte dos plásticos não se conseguem reciclar e são gastos muitos recursos na reciclagem dos restantes.

Existem várias opções mais sustentáveis, como fazermos o nosso próprio detergente a partir de produtos naturais, e aqui falamos de apenas dois ingredientes (ácido cítrico e carbonato de sódio) ou comprarmos detergentes ecológicos, os quais podem até ser encontrados a vender a granel. Eu opto pela segunda opção, embora ainda hei-de experimentar fazer o meu detergente.



Uso os detergentes da marca EcoX. A EcoX tem uma excelente política de sustentabilidade, usando óleo alimentar reciclado na produção dos seus detergentes, e permite a reutilização over and over again das suas embalagens, assim como compra a granel em várias lojas. Eu compro a granel, levando a minha própria embalagem, também ela reutilizada,

No lugar do abrilhantador, uso vinagre de cidra. A meu ver, muito mais eficaz e que também pode ser produzido em casa, reaproveitando cascas e caroços de maçãs.

No comments:

Post a Comment