Há uns dias atrás, escrevi, na minha conta no Instagram, sobre hormonas femininas e o seu desequilíbrio, consequência de uma série de erros no nosso estilo de vida que vamos adoptando ao longo dos anos.
A mulher e o seu ciclo menstrual é um tema que me tem suscitado bastante interesse. Na busca de um estilo de vida mais ecológico e saudável, deparei-me com as consequências da toma da pílula e, acreditem, traz tudo menos coisas boas. Muitas vezes, a pílula é prescrita pelos profissionais de saúde como forma a controlar as nossas hormonas e consequentes sintomas da TPM, os quais, em muitas mulheres aparecem de uma forma tão intensa que chega mesmo a ter um grande impacto negativo nas suas vidas. Todas nós sentimos aquele incómodo próprio da tensão mamária, dores abdominais (umas mais fortes que outras), oscilações de humor (que se estendem ao longo do ciclo), entre outras, e, quando estes sintomas aparecem de forma muito intensa é necessária avaliação por um profissional de saúde porque podemos estar perante certos casos patológicos, como por exemplo endometriose.
Torna-se então importantíssimo a mulher conhecer todo o seu ciclo menstrual e não apenas aqueles cinco (mais ou menos) dias de menstruação e todas as oscilações hormonais que isso acarreta, percebendo que quando uma hormona está em desequilíbrio, vai afectar todas as outras hormonas. Este desequilíbrio acontece devido a vários factores, entre eles o stress, alterações dos níveis de açúcar, alterações hepáticas e da microbiota intestinal e falta de exercício físico. Esta alteração, como já foi referido, leva a exacerbação dos sintomas pré-menstruais. Assim, os níveis altos de estrogénio são causados pelo elevado nível de gordura, intoxicação hepática e alterações da microbiota intestinal. Já o baixo nível de progesterona deve-se ao stress e elevado estrogénio.
Devemos, então, procurar ter hábitos de vida saudáveis e alimentarmo-nos segundo o nosso ciclo. A aromaterapia é também uma excelente forma de conseguirmos regular as nossas hormonas, quando associada a hábitos saudáveis.
Descobri a aromaterapia e desde então estou apaixonada. No meu ciclo passado notei uma desregulação hormonal muito forte e decidi usar uma blend que a YoungLiving (marca que uso) tem. Trata-se de uma mistura de vários óleos (peppermint, geranium, nutmeg, entre outros), os quais têm efeito calmante e equilibrante quando difundidos. É um óptimo suporte para o nosso sistema endócrino, significando hormonas saudáveis e felizes. Fiz uma diluição com óleo de linhaça e aplico duas vezes ao dia, na região da tiróide e das supra-renais. Deve ser aplicado pelo menos um mês. Aviso desde já que em pouco mais de uma semana de aplicação, este mês já não senti qualquer tensão mamária e as dores abdominais foram de pouquíssima duração e muito menos intensas. Imaginem com mais tempo de aplicação!
♥
Para mais informações sobre ciclo menstrual e tudo o que devem saber sobre SER MULHER, consultem o trabalho da Catarina Jorge (@nuzi.naturalbalance) e da Patrícia Lemos (@circuloperfeito_).
No comments:
Post a Comment